13/09/2010

Quiropraxia no tratamento da Fibromialgia

A terapia manual pode ser um recurso importante no tratamento da fibromialgia, dadas as propriedades fisiológicas e psicológicas e maior interação entre o fisioterapeuta e o paciente.
Em um estudo de Blunt et al.(1), foi avaliada a efetividade da quiropraxia – uma técnica de terapia manual – no tratamento de pacientes com fibromialgia. Os autores constataram que os pacientes obtiveram aumento da mobilidade, flexibilidade e melhora da dor. Resultados semelhantes podem ser observados no estudo de Hains et al.(2), que utilizou a mesma técnica e constatou, além da melhora da dor, a melhora da qualidade do sono e do nível de fadiga.
1. Blunt KL, Rajwani MH, Guerriero RC: The effectiveness of chiropractic management of fibromyalgia patients: a pilot study. J Manipulative Physiol Ther 20: 389-399, 1997.
2. Hains G, Hains F: A combined ischemic compression and spinal manipulation in the treatment of fibromyalgia: a preliminary estimate of dose and efficacy. J Manipulative Physiol Ther 23: 225-230, 2000.

2 comentários:

  1. Minha reumatologista disse que a quiropraxia pode ser muito ruim para quem tem fibromialgia.????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quiropraxia ajuda e muito para quem tem fibromialgia!! A quiropraxia deve ser feita por pessoas formadas na faculdade de quiropraxia, para ser segura e eficaz!!!

      Atenciosamente;
      Dr. Fabio Corsini Motta - ABQ:0486
      Tel.: 11-9466-2260
      http://www.ipquiropraxia.com.br/quiropraxia.html

      Excluir