13/09/2010

Tratamento não-medicamentoso

O grande número de pacientes que procuram o Ambulatório de Reumatologia, Ortopedia e Fisioterapia com queixas compatíveis com o diagnóstico de fibromialgia justifica o grande interesse que esta síndrome tem despertado.Encontrar alternativas efetivas de tratamento que minimizem o impacto da fibromialgia sobre a qualidade de vida dos pacientes é fundamental para o sistema de saúde.
Ao abordar a questão das limitações funcionais decorrentes da fibromialgia e suas conseqüências sobre a qualidade de vida, torna-se necessário ampliar a perspectiva do impacto dos sintomas, pois as áreas afetadas se tornam tão importantes quanto à doença em si. O tratamento atual deve estar voltado para:

  • Melhorar os sintomas e dimuinuir a dor
  • Melhorar o condicionamento cardio-respiratório
  • Melhorar a força muscular
  • Favorecer a coordenação motora para as atividades diárias
  • Promover uma postura adequada
  • Melhorar a disposição
  • Auxiliar no controle do peso
  • Auxiliar no controle da ansiedade
  • Melhorar a auto-estima
 TRATAMENTOS: Estudos estão sendo feitos para avaliar os diversos tipos de tratamentos já oferecidos. Podemos citar como exemplos (níveis de evidência científica diferentes) o tratamento farmacológico, exercício aeróbico, terapia cognitiva comportamental, acupuntura, hipnose (hipnoterapia),biofeedback, hidroginástica, alongamento, massagem, terapia manipulativa, educação, calor, fortalecimento, PLATAFORMA VIBRATÓRIA (Whole Body Vibration), entre outros.  UMA COISA É CERTA! O TRATAMENTO É MULTIDISCPLINAR (envolve vários profissionais da saúde).
 
Os exercícios terapêuticos constituem o principal recurso na FISIOTERAPIA para promover a melhora da função física. A grande variedade de exercícios benéficos existentes no tratamento de pacientes com fibromialgia demonstra o importante papel que estes desempenham na melhora da qualidade de vida dos pacientes, especialmente quando são respeitados os limites de dor e esforço e, se alcançada a adesão ao programa de exercícios, os ganhos podem ser consideráveis à longo prazo.
 
 

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde Dr. Helder, o Sr. já conhece a aplicação da Microfisioterapia na Fibromialgia? Os resultados também são ótimos. Dê uma olhada no link: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=864666

    Att.
    Allyne Nogueira.

    ResponderExcluir